O CHORO PODE DURAR UMA NOITE...


Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. (salmo 30:5)

Esta promessa divina tem tocado muitos do que crêem na palavra de Deus. Um texto que fala de contrastes noite e amanhecer; choro e alegria, onde a noite representa o período do choro e o amanhecer a alegria. Então me surgi uma pergunta “porque para muitos o amanhã nunca vem?” Quem sabe este estudo possa lhe ajudar.

Perceba que o Senhor não nos livra do processo do choro. O chorar faz parte da escola de Deus. Para a medicina e a psicologia, o choro nos faz mais bem do que mal. Na escola a qual estamos submetidos, este processo nos faz mais forte e, por sua vez, crescer. Choramos por diversos motivos: arrependimento, dor, lamento, decepção... mas nem tudo é ruim, também choramos no sucesso, nas vitórias e nas surpresas. Mas tem um tipo em particular que é maravilhoso o de chorar diante de Deus. Se você já fez isto, peço continue fazendo, se não, convido-lhe a fazê-lo, este prazer, alegria e paz que se sente nenhum profissional do tratamento humano pode dar, só Ele.

Entender o processo do choro é importante para o amanhecer tão sonhado. Pois saber por que choramos é a primeira coisa que devemos conhecer para sairmos da noite. Alguém, por exemplo, resolve abrir seu próprio negocio, mas não estudou, nem se especializou, resultado? Uma noite mais escura do que quando começou. Ele chora pela imprudência, precipitação, mal gerenciamento. Como vai então sair desta noite? Percebendo como entrou, logo não sendo precipitado, imprudente... o seu dia vai clareando.

É fácil perceber que Deus tem nas mãos o nosso amanhã, por que então não o libera? São inúmeros os motivos: despreparo, indisciplina seriam para mim as principais. Despreparo, pois estragaríamos logo o momento de alegria, indisciplina porque não seguiríamos as regras ferindo até mesmo que nos presenteou o nosso amanhecer. Portanto, neste processo do chorar da escola da vida estamos no momento do aprendizado.

Por fim, de tantas razões para o não amanhecer, já citadas como: precipitação, imprudência, despreparo, indisciplina e momento de aprendizado. Quero descrever mais uma que se refere às atitudes antigas. Querer não mudar em algumas ocasiões é o motivo mais forte do choro. É assim no temperamento, no negócio, no relacionamento e até mesmo nas tradições religiosas. Este não mudar, o não optar pelo o novo pode manter a noite por anos. Quem sabe alguém que vive dizendo, eu nasci assim e vou morrer assim (temperamento), em apenas mudar a frase e disser, eu aceito mudar, a família se restaure, e passe da noite para o dia. Ou alguém que diz: meu pai gerenciou assim e não vou mudar minhas convicções, e comece aceitar técnicas novas, o choro também se torne em alegria.

Então reflita! Deus já tem o seu amanhã pronto, se pergunte o que pode fazer para acelerá-lo. Deus te abençoe.


Share:

0 comentários