Ganhadores e perdedores

1 Pedro 3:8-12
…por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. —Filipenses 2:3

Quando o jogo da fase final do campeonato de futebol americano terminou e a equipe vencedora celebrou sua vitória, minha filha Lisa percebeu que sua filha de quatro anos estava chorando. Isto pareceu estranho, já que nenhum dos pais de Eliana se importava com quem havia vencido o jogo.
Quando Lisa perguntou à filha por que chorava, a menina disse: “Estou com pena de quem perdeu. Eles parecem tão tristes.”
Podemos aprender algo sobre compaixão com uma criança pequena? Neste mundo em que ganhar é tão importante e no qual os perdedores são rejeitados, esquecidos e difamados, precisamos deste lembrete: as pessoas precisam de compaixão. Quando vemos outros lutando com uma perda, estamos dispostos a derramar lágrimas com eles, colocar nossos braços ao seu redor e oferecer ajuda?
Várias passagens das Escrituras nos desafiam a tratar outros com compaixão. O livro de Filipenses 2:1-3 nos diz para considerar os outros como superiores a nós, cuidarmos de seus interesses — não apenas dos nossos. O livro de 1 Pedro 3:8-12 lembra que a compaixão significa tratar os outros “como irmãos”, e Colossenses 3:12-15 afirma que a misericórdia, a bondade e a humildade são marcas daqueles a quem Deus redimiu.
Olhe ao seu redor. Você vê alguém passando por uma perda difícil? Além de sentir empatia, alcance-os com a compaixão e o amor de Deus.

Share:

0 comentários