Cabo da Tribulação


Tiago 1:1-8
…tende por […] alegria o passardes por várias provações, sabendo que a […] vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. —Tiago 1:2-3


O navio do navegador inglês James Cook colidiu contra um recife ao largo da costa da Austrália em 10 de junho de 1770. Ele navegou para águas mais profundas e, novamente, atingiu outro recife, desta vez quase afundando o navio. Esta experiência o fez escrever no livro de registro do navio: “O ponto norte [foi chamado] Cabo da Tribulação, porque aqui começaram todos os nossos problemas.”
Muitos de nós já enfrentamos uma tribulação que pareceu desencadear uma sucessão de outras provações. Perda de emprego, morte de um ente querido, divórcio indesejado ou declínio da saúde, todos poderiam fazer parte da lista.
Embora uma crise possa parecer ser o nosso “Cabo da Tribulação”, Deus ainda é soberano e, com certeza, está no controle. Faz parte do Seu propósito usar a tribulação para produzir a perseverança em nós. Tiago escreve: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” (Tiago 1:2-3). A palavra traduzida como “perseverança” significa ter estâmina, determinação ou capacidade de resistir.
Em meio às provações que transformam a vida, lembre-se de que Deus ainda está agindo. Ele quer usar sua experiência no “Cabo da Tribulação” para edificar o seu caráter. Ele prometeu que a Sua graça lhe basta (2 Coríntios 12:9).

Share:

0 comentários