Médico de zona rural

Filipenses 2:1-11
Nada façais por […] vanglória, mas por humildade, considerando […] os outros superiores a si mesmo. —Filipenses 2:3

O romance Rua Principal de Sinclair Lewis conta a história de Carol, uma mulher urbana sofisticada que se casa com médico da zona rural. Ela se sente superior aos outros em seu novo ambiente da cidade pequena. Mas a reação de seu marido a uma crise médica desafia o seu esnobismo. Um fazendeiro imigrante feriu terrivelmente o seu braço, que precisou ser amputado. Carol assiste com admiração conforme seu marido declara palavras consoladoras ao homem ferido e sua esposa desolada. A atitude de servo e carinho do médico desafiam a mentalidade arrogante de Carol.

Em todos os nossos relacionamentos como seguidores de Jesus, podemos escolher pensar que somos superiores ou podemos servir humildemente aos interesses de outros. Paulo, o apóstolo, nos diz: “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros” (Filipenses 2:3-4).

Podemos aprender a considerar as necessidades dos outros como mais importantes do que as nossas conforme nos focamos no exemplo de Jesus. Ele assumiu “…a forma de servo…” e abriu mão de si mesmo por nós (vv.5-8). Quando falhamos em valorizar outras pessoas, o Seu sacrifício por nós nos demonstra o caminho melhor e mais humilde.


Share:

0 comentários