O GRANDE DOADOR NOS DEU SENTIDO PARA VIVER

“Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.” – I Jo 3.16

Pensar antes de tudo em Deus e nos outros é viver na contracultura da pós-modernidade


INTRODUÇÃO

A pior tragédia não é a morte, mas uma vida sem propósitos!

O Sentido da Vida só poderá ser compreendido e experimentado à medida que você acredita, entende e recebe estes sete presentes do Grande Doador:

 1.    ENTENDA A ESSÊNCIA DOADORA DE DEUS - Salmo 86.15 e 5

“Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade. Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.”

Deus é amor! Nele está toda essência de toda doação divina; tudo é motivado por amor ágape. Por isto Deus não desiste de nós!  Ele é um doador obstinado e apaixonado. Ninguém consegue ganhar Dele, mas Deus espera que todos nós busquemos imitá-lo.

“Quando você dá, você se parece mais com Deus” – Rick Warren

Deus é pura doação!
Ele deu a vida, criou tudo do nada.
Ele criou a vida na Terra, criou o homem. Ele é o grande Criador.
Não pense que isto é fácil. É difícil mesmo, até sacrificial.

“Quem sempre quer colher onde não semeou nunca entende o que é sacrifício
Harold Laryea
“Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” – Fp 2.4
Você não precisa deixar de pensar em você e na sua família para pensar no próximo. Deus colocou em nós capacidade para amar e servir a todos.
O segredo da doação é nunca parar de doar; e assim nunca vai parar de receber, porque o propósito do Grande Doador é abençoar mais vidas através do recebedor.

“O mal não está somente onde há derramamento de sangue. O mal está no coração humano que só pensa em si mesmo” - Ravi Zacharias


 2.     CREIA QUE DEUS É O ÚNICO CRIADOR DA VIDA - Gn 1.1

“No princípio Deus criou os céus e a Terra”

Entenda que neste mundo cada vez mais hedonista e panteísta, esta teologia absoluta de crer em Deus como único criador será cada vez mais questionada e colocada em cheque nas escolas e na sociedade secularizada.

Como Paulo escreveu aos Romanos:
“Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.” – Rm 1.25

A Bíblia é clara:
Deus é: “O Criador de todas as coisas.” – Ec 11.5

E por isto, Deus em Sua Palavra nos convida a adoração:

“Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do SENHOR, o nosso Criador; pois ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do seu pastoreio, o rebanho que ele conduz. Hoje, se vocês ouvirem a sua voz.” – Sl 95.6-7

 3.    CREIA QUE DEUS É O DOADOR DA VIDA PLENA AOS HOMENS

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” – Jo 3.16.

Entender que a salvação é do Senhor, pertence ao Senhor e Ele nos deu para desfrutar gratuitamente pela graça, é o único Caminho para a Vida Eterna.

Certa ocasião, nos dias de Jesus em Israel, uma pergunta célebre sobre a vida eterna foi feita diretamente a Jesus por um homem; ele perguntou:

"Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?" – Mateus 19.16. O homem sempre está em busca do que tem que fazer ou comprar. Na verdade, as questões mais importantes da vida não são resolvidas pelo que temos que fazer, mas o que precisamos crer e ser.

Não precisamos fazer nada, porque Deus, o Grande Doador, através do seu filho já fez tudo. Hoje você já tem a vida eterna, basta receber! Está escrito no evangelho de João 1.12: “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus”. Simples, basta receber o maior de todos os presentes: a salvação. Ela já foi conquistada na Cruz do Calvário através do sacrifico vicário de Cristo por toda humanidade, somente é preciso que cada um creia, se arrependa dos seus pecados e então receba a nova filiação; a nova identidade de filho de Deus.

Quando falamos em vida plena e eterna precisamos saber que se trata de um tema profundo, pois vida plena é a promessa do Senhor Jesus feita aos seus discípulos e por extensão a nós, quando disse: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundancia”. João 10.10

E nós temos ainda que responder a pergunta:

“Como os que nunca vão morrer, irão conviver com pessoas que nunca vão viver?” - Charles McCord

 4.    CREIA QUE DEUS LHE DEU SEU ESPÍRITO -  At 2.17

“Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão.”

O presente que nos transforma, cura e conforta! O presente que é a garantia de tudo: “Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.” – Efésios 1.13-14

E este maravilhoso presente foi dado com o propósito de não retermos nada, mas sim repartirmos.

“Deus nos deu duas mãos: uma para receber e outra para dar. Não somos cisternas feitas para acumular; mas canais para compartilhar”. Billy Graham

 5.    CREIA QUE DEUS LHE DEU A SUA PALAVRA - Jo 1.1, 12 e 14

“No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus...aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus. Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós.”

"Eu acredito que a Bíblia é a melhor dádiva que Deus deu à humanidade." - Abraham Lincoln

A Palavra de Deus é mais importante para sua vida do que certamente você pode imaginar; o mundo não seria o que é hoje sem a base e o padrão da Palavra. Sem dúvida que ela é a base moral da humanidade.

A Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus. Ela é a carta magna de Deus aos homens e Ele usou cerca de 40 homens e mulheres, num período de 3.500 anos, para escreva-la através de 66 livros inspirados, onde, mesmo sendo escritas por diferentes pessoas e em diferentes lugares, ora num palácio, ora na prisão, apresenta uma linda unicidade e unidade, que só podem ser explicadas de forma sobrenatural, por ser um livro divinamente inspirado aos homens

Esta Palavra é a Espada para você enfrentar e vencer o inimigo!

Disse Jesus:

“Os céus e a Terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.”
 Lc 21.33

Esta Palavra que nos dá a Vitória:

“Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e será concedido.”  - Jo 15.7
"Uma pessoa que se privou do conhecimento da Bíblia privou-se do melhor bem que existe no Mundo." - Woodrow Wilson

 6.    CREIA QUE DEUS NOS DÁ A SUA SANTIDADE - I Ts 4.7

“Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.”

Deus é santo e ele nos dá de presente o convide para participarmos com Ele dessa vida de santidade.

Atender ao chamado de santidade que o Senhor nos faz, nos aproxima Dele. Na verdade não é uma santidade pela santidade, existe um propósito ainda maior, o relacionamento com Deus, Ele é santo, e quer se relacionar com cada um dos seus filhos, mas para isto precisamos também tomar a decisão de ter uma vida santa, aceitando assim a linguagem da comunicação direta com Deus, que é a vida pura; livre das segundas intenções malignas.

"Sejam santos, porque eu sou santo" – I Pe 1.16

Nossa santidade vem de Deus, recebemos do Pai, não podemos produzir santidade, apenas mantê-la!

Se o esforço humano tivesse conseguido uma só vez produzir santidade, então Jesus Cristo teria morrido em vão - Russel Shedd

 7.    CREIA E RECEBA SUAS RICAS PROMESSAS - II Pedro 1.4

“Dessa maneira, ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina.”

“Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e será concedido.”  - Jo 15.7
O grande Doador é o Deus de promessas! Não somente nos dá suas preciosas e grandíssimas promessas, como Ele é fiel e justo para cumprir cada uma delas com graça, generosidade e amor em nossas vidas! Paulo escreveu que Ele tem prazer em nos abençoar com suas promessas. “Pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o "sim". Por isso, por meio dele, o "Amém" é pronunciado por nós para a glória de Deus.” – II Co 1.20

O capítulo com maior número de promessas é Deuteronômio 28. As 133 promessas ali contidas referem-se às bênçãos e maldições que Deus prometeu aos israelitas em Canaã, dependendo da obediência ou desobediência às suas ordens.
Aquele que crê na Bíblia crê em promessas:
"Que felicidade a Bíblia proporciona àqueles que acreditam nela! Que maravilhas admiram aqueles que refletem nela!" - Napoleão Bonaparte.

·         CONCLUSÃO
O sentido da vida não está dentro do homem, no universo, em outros planetas, em um livro de autoajuda ou mesmo na religião.

O sentido da vida, está no Autor da Vida, Ele nos deu a vida e seu sentido, seu propósito. Portanto:
Creia que hoje... Ele lhe dá:
Vida, Vida eterna, Espírito, Palavra, Santificação, Promessas! Você entende e recebe isto para você e para repartir?
Entendeu por que você pode ter uma vida doadora?
Jr 17.7-8:
"Mas bendito é o homem cuja confiança está no SENHOR, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto".
Deus está dizendo nessa passagem que só quem confia e quem tem raízes no Senhor, encontra sentido e frutos em sua vida:
- Vida (Essência)
- Raiz (Subsistência e Estabilidade),
- Fruto (Legado).

Hoje, qual é sua resposta ao Grande Doador?

Então, vamos dar uma resposta prática para Deus agora?



Share:

0 comentários