Recuperando-se

1 João 1:5–2:2
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. —1 João 1:9

Em 18 de janeiro de 2012, a mais longa série de vitórias da história do esporte universitário dos EUA — 252 vitórias consecutivas — terminou quando a equipe do Trinity College perdeu uma partida de squash para a Universidade de Yale. Na manhã seguinte à primeira derrota do time em 14 anos, Paul Assaiante, o técnico do Trinity recebeu um e-mail de um renomado técnico de futebol profissional: “Agora você precisa se recuperar.” Dez dias depois, o time desse técnico de futebol perdeu num dos eventos esportivos mais assistidos — o NFL Super Bowl. Todos nós precisamos lidar com a derrota.

A sensação de fracasso após a derrota esportiva assemelha-se ao sentimento de autocondenação após uma queda espiritual. Como nos recuperar por ter magoado a Deus e aos outros, quando estamos tristes com nós mesmos? O apóstolo João escreveu: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:8-9). Deus nos perdoa porque Jesus pagou o preço por nossos pecados (2:2).

O perdão de Deus nos liberta para recomeçar e para nos concentrarmos na oportunidade de hoje, ao invés de na derrota de ontem. Sua purificação fiel nos permite recomeçar com um coração puro. Hoje, Deus nos convida e capacita para voltarmos ao jogo.

Share:

0 comentários