Uma das frases de sabedoria que passei a apreciar é a afirmação tantas vezes repetida por meu pai: “Os bons amigos são um dos maiores tesouros da vida.” Como é verdade! Com bons amigos, você nunca está sozinho. Eles estão atentos às suas necessidades e de bom grado compartilham as alegrias e os pesares da vida.
Antes de Jesus vir ao mundo, apenas duas pessoas foram chamadas amigas de Deus. O Senhor falou com Moisés “…como qualquer fala a seu amigo…” (Êxodo 33:11), e Abraão “…foi chamado amigo de Deus” (Tiago 2:23; 2 Crônicas 20:7; Isaías 41:8).
Surpreende-me que Jesus chama aqueles que lhe pertencem de amigos: “…tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer” (João 15:15). E Sua amizade é tão profunda que Cristo deu a Sua vida por nós. O evangelho de João diz: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (v.13).
Que privilégio e bênção ter Jesus como nosso amigo! É um amigo que nunca nos deixará ou abandonará. Ele intercede por nós diante do Pai e supre todas as nossas necessidades. Ele perdoa todos os nossos pecados, compreende todas as nossas tristezas, e nos dá graça suficiente em tempos de angústia. Ele é realmente o nosso melhor amigo!